A cruz de Cristo é o símbolo mais conhecido do cristianismo. Ela representa o sacrifício de Jesus Cristo pela salvação da humanidade e a sua vitória sobre a morte e o pecado. Mas o que significa a cruz de Cristo para nós hoje? Como podemos viver à luz da cruz?

A cruz de Cristo nos revela o amor de Deus. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para morrer na cruz por nós (João 3:16). Na cruz, Deus demonstrou o seu amor incondicional, gracioso e sacrificial por nós, pecadores. Ele não poupou o seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós (Romanos 8:32). Na cruz, Deus nos reconciliou consigo mesmo, perdoando os nossos pecados e nos dando a paz (Colossenses 1:20-22).

A cruz de Cristo nos desafia a renunciar a nós mesmos. Jesus disse que se alguém quiser segui-lo, deve negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo (Mateus 16:24). Seguir a Jesus significa morrer para o nosso egoísmo, para o nosso pecado, para o nosso orgulho, para o nosso mundo. Significa viver para Deus, para a sua vontade, para a sua glória, para o seu reino. Significa carregar a nossa cruz diariamente, sofrendo as perseguições, as tribulações, as tentações, as provações, mas também experimentando a sua graça, o seu poder, a sua presença, a sua alegria.

A cruz de Cristo nos convida a compartilhar o seu evangelho. Paulo disse que não se envergonhava do evangelho, porque ele é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16). O evangelho é a boa notícia de que Deus enviou o seu Filho ao mundo para morrer na cruz pelos nossos pecados e ressuscitar dentre os mortos para nos dar a vida eterna. O evangelho é a mensagem mais importante que podemos ouvir e transmitir. É o nosso dever e privilégio anunciar a cruz de Cristo a todas as pessoas, em todos os lugares, em todos os tempos.

A cruz de Cristo é o centro da nossa fé, da nossa esperança, da nossa vida. Que possamos olhar para ela com gratidão, com arrependimento, com fé, com amor. Que possamos viver à luz da cruz, seguindo a Jesus, servindo a Deus, amando ao próximo. Que possamos proclamar a cruz, como o maior sinal do amor de Deus por nós e da nossa salvação em Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *