Você já leu a parábola das duas casas que Jesus contou em Mateus 7:24-27? É uma história simples, mas com uma mensagem poderosa sobre como devemos construir nossa vida sobre a rocha que é a Palavra de Deus. Veja o que Jesus disse:
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mateus 7:24-27)
O que podemos aprender com essa parábola? Eu gostaria de compartilhar com você três lições que me marcaram:
- Ouvir e praticar a Palavra de Deus é o que nos torna sábios. Jesus disse que o homem prudente é aquele que ouve e faz o que Ele ensina. Isso significa que não basta apenas ler ou ouvir a Bíblia, mas também aplicá-la à nossa vida diária. A Palavra de Deus é o nosso manual de instruções, o nosso guia, o nosso conselheiro. Ela nos mostra o caminho da verdade, da justiça, do amor e da salvação. Se quisermos ser sábios, precisamos obedecer ao que Deus nos diz.
- Construir nossa vida sobre a Palavra de Deus nos dá segurança e estabilidade. Jesus disse que o homem prudente edificou sua casa sobre a rocha, e que ela resistiu às tempestades. Isso significa que quando baseamos nossa vida na Palavra de Deus, estamos firmes e seguros em meio às adversidades. As circunstâncias podem mudar, os problemas podem surgir, as crises podem abalar, mas nós não somos abalados, porque temos uma fundação sólida. A Palavra de Deus é a nossa rocha, o nosso refúgio, a nossa fortaleza.
- Ignorar ou desprezar a Palavra de Deus é o que nos torna tolos. Jesus disse que o homem insensato é aquele que ouve e não faz o que Ele ensina. Isso significa que quando rejeitamos ou negligenciamos a Palavra de Deus, estamos agindo com imprudência e insensatez. Estamos construindo nossa vida sobre algo frágil e instável, como a areia. E quando as tempestades vierem, nossa casa vai desabar, e nossa ruína será grande. A Palavra de Deus é o nosso alerta, o nosso aviso, o nosso juiz.
Essas são algumas das lições que eu tirei da parábola das duas casas. E você? O que essa história te ensina? Como você tem construído sua vida? Sobre a rocha ou sobre a areia? Que possamos ser como o homem prudente, que ouve e pratica a Palavra de Deus, e assim ter uma vida abençoada e vitoriosa.