Sansão foi um dos juízes de Israel, um homem escolhido por Deus para libertar o seu povo da opressão dos filisteus. A sua história está registrada no livro de Juízes, capítulos 13 a 16. A vida de Sansão nos ensina muitas lições, tanto positivas quanto negativas, sobre como devemos nos relacionar com Deus e com as pessoas. Vejamos algumas delas:
- Deus cumpre as suas promessas. Sansão nasceu de uma mulher estéril, que recebeu a visita de um anjo que lhe anunciou que ela teria um filho que seria nazireu, consagrado a Deus desde o ventre. O anjo também profetizou que Sansão começaria a livrar Israel dos filisteus (Juízes 13:2-5). Deus cumpriu a sua palavra e deu a Sansão uma força sobrenatural para enfrentar os seus inimigos.
- Devemos obedecer aos mandamentos de Deus. Sansão tinha uma missão especial, mas nem sempre ele seguiu os preceitos divinos. Ele se envolveu com mulheres pagãs, tocou em coisas impuras e revelou o segredo da sua força a Dalila, que o traiu. Por causa da sua desobediência, Sansão perdeu a sua força, os seus olhos e a sua liberdade (Juízes 16:4-21).
- Deus é misericordioso e restaura os que se arrependem. Apesar dos seus erros, Sansão reconheceu o seu pecado e clamou a Deus por socorro. Deus ouviu a sua oração e lhe devolveu a sua força para que ele pudesse se vingar dos filisteus e morrer como um herói (Juízes 16:22-31). Sansão é mencionado na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11:32, como alguém que pela fé alcançou grandes vitórias.
A vida de Sansão nos mostra que Deus tem um propósito para cada um de nós, mas também nos dá o livre arbítrio para escolhermos entre o bem e o mal. As nossas escolhas têm consequências, mas Deus nunca nos abandona e está disposto a nos perdoar e nos restaurar se nos humilharmos diante dele.